Dias
Horas
Min
Seg

18º SENADEn |15º SINADEn

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), uma entidade pioneira de representação da categoria com 95 anos de existência, desempenhando, historicamente, papel de relevância comprovada na comunidade científica da área de enfermagem, especialmente no processo de formação e qualificação dos trabalhadores.

 Ao longo de sua trajetória histórica, a  ABEn promove eventos científico, cultural e político da enfermagem brasileira, que reúne convidados, pesquisadores nacionais e internacionais, autoridades, estudantes de nível técnico, graduação e pós graduação lato e stricto sensu, trabalhadores de enfermagem e de áreas afins da saúde e das ciências humanas e sociais.

Assim, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vigente no país, este evento de temática integrada apresenta como contribuições ao avanço da ciência, tecnologia e inovação nos termos gerais, a possibilidade concreta e contextualizada de ampliação e socialização dos principais resultados de pesquisas nas áreas temáticas. Ainda, promove discussões sobre os desafios contemporâneos da formação profissional em enfermagem e a implementação de uma enfermagem sistematizada em todas as suas dimensões práticas. Contribuirá igualmente, para a divulgação dos produtos tecnológicos e inovadores da área da Educação e da Sistematização da Prática de Enfermagem.

Convidamos você  para participar, no período de 26 a 29 de julho de 2022, em São Luís, Maranhão,  do 18º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem e 15º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, com o tema  para o ano de 2022 “Os Sentidos da Inovação Tecnológica: impactos no Ensino e na Prática do Cuidado em Enfermagem”,  acontecerão na cidade de São Luís-MA.

A capital maranhense, São Luís, que recebeu em 1997, da UNESCO, o título de Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade, é uma importante cidade colonial com casarões revestidos de azulejo, testemunho da colonização lusitana. No passado, Alcântara, primeira cidade do estado tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi a sede da aristocracia maranhense. Hoje, suas ruínas guardam a memória desse tempo glorioso e dividem atenções com o ícone tecnológico do estado: o Centro de Lançamento de Alcântara, o segundo centro de lançamentos de foguetes do Brasil. Pacata e tranquila, a cidade é cercada por uma natureza exuberante e é, sem dúvida, a mais imponente cidade histórica da Amazônia Legal.

Possui  infraestrutura e serviços públicos relacionados com aos recursos:comunicação, transportes, com equipamentos e serviços próprios do setor turístico (como hotéis, restaurantes, agências de viagem, empresas de aluguel de carros, serviços de guias, etc.);  que seguramente sobre as capacidades das pessoas que vivem e prestam serviços para o turismo.

Cabe um destaque  para os cinco Polos Turísticos para o Maranhão, que correspondem aos atuais: Polo São Luís, Pólo Parque dos Lençóis Maranhenses, Polo Chapada das Mesas, Polo Delta das Américas, Polo Floresta dos Guarás, aos quais foi acrescentado ainda durante o primeiro período de implantação, mais um, o Polo Lagos e Campos Floridos. Atualmente o território turístico do Maranhão está constituído por dez Polos Turísticos. Os novos Polos são: Polo Amazônia Maranhense, Polo Munim, Polo Cocais e o mais recente criado pela Secretaria de Turismo, o Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela.

A rede hoteleira de São Luís passa por um processo de expansão, se distinguindo pela existência de hotéis de maior porte e pela atuação de redes como o Grupo Solare, o Pestana, e a Atlantica Hotels

Na mistura cultural gerada pela presença de portugueses, holandeses, franceses, indígenas e africanos, em meio à natureza brasileira, o Maranhão adquiriu traços culturais exclusivos, que se mantêm vivos e presentes, e são revelados na gastronomia, nas danças e nas festas populares.

A cozinha maranhense sofreu influência francesa, portuguesa, africana e indígena. Caracteriza-se por tempero diferenciado e relativamente mais leve quando comparado com a cozinha nordestina em geral, fazendo uso de ingredientes como cheiro-verde, cominho em pó, pimenta-do-reino e frutas exóticas. A presença de peixes e frutos do mar como camarão, sururu, caranguejo, siri, pescada, robalo, tainha, curimatá, mero, surubim e outros peixes de água doce e salgada é marcante, e divide espaço à mesa com outros pratos como sarrabulho, dobradinha, mocotó, carne-de-sol, galinha ao molho pardo, todos acompanhados de farinha d’água. Na sempre farta cozinha maranhense destaca-se o Arroz-de-Cuxá, símbolo da culinária do Maranhão, é feito com uma mistura de gergelim, farinha seca, camarão seco, pimenta-de cheiro e o ingrediente especial – a vinagreira (hortaliça de origem africana muito comum no Maranhão).

Silvia Cristina Viana Silva Lima
Docente/Departamento Saúde Pública
Universidade Federal do Maranhão

TEMA 1

Processo de ensino aprendizagem mediado por tecnologias educacionais: desafios e inovações

TEMA 2

Processo de enfermagem: inovações para a prática profissional e transversalidade na formação

TEMA 3

Conjuntura nacional e seus reflexos na educação e na prática  profissional em enfermagem

Inscrições

Garanta sua vaga

CATEGORIA

PERIODO/VALORES (R$)

20/12/2021 a 20/03/22

21/03 a 24/07/2022

Local

Enfermeiro

187,00

278,00

467,00

Estudante de graduação/Pós-graduação

93,50

139,00

233,50

Técnico/auxiliar de Enfermagem

127,50

184,50

336,00

Estudante de Curso Técnico de Enfermagem

63,80

92,50

168,00

CATEGORIA

PERIODO/VALORES (R$)

20/12/2021 a 20/03/22

21/03 a 24/07/2022

Local

Enfermeiro

385,00

620,00

823,50

Outros Profissionais

446,00

699,00

920,50

Estudante de graduação/Pós-graduação

206,50

 

           310,00

412,00

Técnico/auxiliar de Enfermagem

303,50

453,00

610,50

Estudante de Curso Técnico de Enfermagem

152,00

226,50

305,50

Área do Participante
do 18º SENADEn

Acompanhar inscrição, enviar trabalhos, Assisitir ao Evento Online e mais

Grupos de 10 participantes tem desconto especial!
Monte seu grupo e ganhe desconto de 10% em cada inscrição.

O 18º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem e 15º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem será híbrido.

Os participantes poderão optar entre participar on-line ou presencialmente.

No dia anterior ao evento disponibilizaremos um botão “Entrar no evento ao vivo” na página inicial do site.

Mas não se preocupe, também enviaremos lembretes e o link de acesso por e-mail e senha ao seu e-mail cadastrado no ato da inscrição.

 As inscrições poderão ser pagas com boleto bancário ou PIX no Brasil, Cartão de Crédito a vista ou parcelado, no Brasil e Exterior.

Sim, todos os participantes receberão no e-mail após o evento, o seu Certificado que também permanecerá disponível na área do participante.

Se preferir, você pode ligar para +55 (62) 3215-2415 ou +55(62)98131-4225. Será um prazer atendê-lo(a).

Você pode ainda enviar uma mensagem abaixo que retornaremos em breve.

Ainda tem dúvida?

Informe seu telefone ou e-mail para receber nosso contato!

© 2021 ABEn. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por