Após as palavras-chave, deverá ser indicado o Eixos Temático, em que o resumo se enquadra:
- EIXO I – Desenvolvimento tecnológico e inovação aplicadas as práticas de enfermagem e saúde
- EIXO II – Trabalho e valorização profissional da enfermagem pós pandemia da COVID-19
- EIXO III – Contribuições da enfermagem para o desenvolvimento sustentável
- EIXOIV – Formação profissional para o Sistema Único de Saúde – SUS
No ato da submissão do resumo o autor deverá selecionar a modalidade de apresentação e a categoria:
- Comunicação Coordenada
Farão parte desta modalidade resumos que apresentem resultados originárias de pesquisas concluídas, nas categorias:
- Pesquisa original
- Dissertação de mestrado e tese de doutorado
- Iniciação Científica
As apresentações serão orais presenciais, realizadas em mesas coordenadas por membros do Comitê Científico do evento, distribuídos por Eixo Temático. O relator terá até oito (08) minutos para sua exposição em Power Point.
O debate dos trabalhos apresentados ocorrerá ao final da sessão. Não serão aceitas apresentações por pessoas que não estejam inseridas no resumo como autoras do trabalho.
A apresentação deverá ser preparada no template padronizado do evento e atender ao padrão mínimo de conteúdo:
- Capa
- Introdução
- Objetivo
- Metodologia
- Resultados
- Referências
- Pôster Eletrônico
Farão parte desta modalidade os resumos nas categorias:
- Relato de experiência
- Estudo de caso
- Trabalho de extensão
O pôster eletrônico deverá ser elaborado no template padronizado do evento, em arquivo PowerPoint (PPT), em uma única lâmina de Slide tamanho 19,05cm x 25,40cm (largura x altura); orientação de página retrato; fonte Arial, tamanho 20. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, apresentados em três (03) minutos e arguidos em dois (02) minutos. O horário de apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Não serão aceitas apresentações por pessoas que não estejam inseridas no resumo como autoras do trabalho. O Pôster eletrônico deverá apresentar obrigatoriamente na parte superior os seguintes itens:
- Título, em caixa alta e negrito;
- Eixo Temático, selecionado
- Autores, com nomes por extenso, sem abreviações. O relator deverá constar entre os autores e ter o seu nome sublinhado.
– Formatação: O resumo expandido será composto por 1.000 a 1.300 palavras, em parágrafos único, sem figuras, com margens superior e esquerda de 3,0 cm; margem inferior e direita de 2,0 cm; em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. As referências não poderão ultrapassar ao limite de dez (10) e deverão seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo deverá ser enviado em formato WORD.
– Título do resumo: em caixa alta, centralizado, com limite de 15 palavras.
– Identificação do autor: nome de cada autor por extenso, sem abreviações, recuado para a direita. Sublinhar o nome do Relator. Cada resumo terá limite de seis (6) autores, incluindo o relator. O limite de submissão de resumos por autor será de três (3), não havendo limite para coautoria. Cada relator terá o limite de dois (2) resumos.
– Nota de Rodapé: inserir qualificação de cada autor (graduação e titulação acadêmica); vínculo institucional, incluindo cidade, estado e país; endereço eletrônico do relator. No caso de pesquisa com auxílio institucional, mencionar o nome da agência financiadora. No caso de resumos com dados gerados de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, indicar o título, ano e instituição vinculada.
– Palavras-chave: citação de três (03) a cinco (05) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Utilizar Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em decs.bvs.br
– Conflitos de Interesse: Os conflitos de interesse existem quando o autor (ou sua instituição) tem vínculos de ordem financeira, ética ou pessoal que influencia impropriamente em suas ações. Todos os participantes no processo de submissão deverão revelar as relações que possam ser consideradas potenciais conflitos de interesses.
O processo de avaliação seguirá regras gerais para todos os formatos, bem como regras específicas de acordo com as características de cada formato. No geral, dar-se-á valor aos tópicos a seguir:
- Conteúdo: será considerado a coerência teórica e metodológica do trabalho apresentado, considerando os respectivos formatos (pesquisa original, revisão da literatura – integrativa ou sistemática-, relato de experiência, trabalho de extensão, estudo de caso e reflexão teórica).
- Consistência textual: será avaliado o encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
- Período de submissão de resumos: 15/04 a 05/05/2024
- Divulgação do resultado da avaliação: 07/05/2024
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 05/05/2024
- Apresentação dos trabalhos: 15/05/2024 a partir das 14h
- Premiação: 15/05/2024
Será disponibilizado online apenas um certificado por trabalho apresentado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores, a partir do 45º dia após o evento. O certificado será enviado para o e-mail do RELATOR que deverá reenvia-lo aos demais autores. Os anais serão disponibilizados no site do evento até 90 dias após seu encerramento. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.
A inscrição do trabalho para concorrer à premiação é opcional e deverá ser indicada no ato da inscrição do resumo no evento. Assim, os autores deverão concordar com as normas de premiação de trabalhos, conforme segue:
NORMAS DE PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 1º. A Premiação dos trabalhos submetidos à XV Mostra Cientifica de Enfermagem da UEA deverá seguir os critérios descritos nesse documento, respeitando categorias para os quais foram previamente submetidos a saber:
- Prêmio Dra. Josephina de Melo*: Destinado exclusivamente a profissionais que submeterem resumos na Categoria Comunicação Coordenada.
- Prêmio Dra. Maria das Dores de Jesus Machado**: Destinado a estudantes de pós-graduação (lato e stricto sensu) que submeteram resumos nas Comunicação Coordenada e Pôster Eletrônico.
III. Prêmio MSc. Iracema da Silva Nogueira***: Destinado exclusivamente à estudantes de graduação e curso técnico que submeteram resumos na Categoria Pôster Eletrônico.
Art. 2º. Os trabalhos serão classificados conforme as notas obtidas nas avaliações dos resumos expandidos e apresentação oral, emitidas por membros do Comitê Científico e convidados.
Art. 3º. O Comitê Cientifico avaliará o resumo expandido e a apresentação oral e atribuirá pontuação a cada uma. A pontuação final do trabalho, para fins de escolha do premiado com a “Menção Honrosa” irá considerar a somatória da nota atribuída ao resumo expandido (pontuação de 0,0 a 7,0) e apresentação oral (pontuação de 0,0 a 3,0).
Art. 4º. O critério de desempate será a maior nota nos seguintes itens, sucessivamente: inovação; relevância dos resultados alcançados; contribuição científica, tecnológica, artístico-cultural.
Art. 5º. Serão premiados os três melhores trabalhos classificados em cada prêmio.
Art. 6º. É condição para concorrer ao prêmio que o trabalho seja apresentado durante o evento.
Parágrafo único: No caso da ausência do relator inscrito, o co-autor do trabalho poderá apresentá-lo desde que esteja inscrito no evento.
Art. 7º. A premiação ocorrerá ao final do evento (sessão de encerramento) conforme a programação da XV Mostra Científica de Enfermagem.
Art. 8º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Científico.
*Dra. Josephina de Melo: Enfermeira diplomada em 1947 pela Escola de Enfermagem de São Paulo. Em 1955, recebeu a designação de Professora da Escola de Enfermagem de Manaus, responsabilizando-se por disciplinas como Inglês, Ética, Anatomia, Fisiologia, História da Enfermagem, Exercício Profissional e Administração Aplicada à Enfermagem. Publicou artigos em revistas científicas, nacionais e internacionais. Em 1958, designada para o cargo de Vice-Diretora da Escola de Enfermagem de Manaus e demais atividades docentes, conquistou o cargo honorífico de Provedora da Santa Casa de Misericórdia de Manaus assumindo como pioneira em uma função destinada socialmente aos homens. Membro efetivo da ABEn, foi Vice-Presidente da Associação das Misericórdias do Brasil, Membro da Associação Paulista de Hospitais; Sócia do Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares; Sócia da Associação Brasileira de Técnicos de Administração, Seção do Amazonas; sócia Titular da Associação de Relações Públicas. Por sua atuação no campo, recebeu Menção Honrosa conferida pela ABEn e Johnson & Johnson por ocasião da entrega do Prêmio Enfermeira do Ano 1969. Do mesmo modo, recebeu Medalha de Prata por ocasião do XXII Congresso Brasileiro de Enfermagem, em São Paulo, por sua participação efetiva na melhoria das condições de assistência de enfermagem na Amazônia, bem como a Medalha Ana Nery conferida pela Sociedade Brasileira de Educação. No ano de 1978 recebeu a Medalha Mérito Oswaldo Cruz, conferida pelo Presidente da República, General Ernesto Geisel, por indicação de Paulo de Almeida Machado, Ministro de Estado da Saúde, por relevantes serviços prestados à nação brasileira no campo de Saúde Pública. A atuação em movimentos associativos e na formação profissional faz de Josephina de Mello uma das maiores enfermeiras que venceram a renhida batalha do preconceito. Suas redes de influência, contatos com políticos e gestores de órgãos e institutos públicos possibilitaram intermediações entre reivindicações da categoria junto aos órgãos máximos das decisões no âmbito da enfermagem brasileira. Com uma vida marcada pela profissionalização e profissionalismo, Josephina de Mello deve ser considerada uma mulher ímpar, uma das ilustres enfermeiras negras do Brasil.
**Dra. Maria das Dores de Jesus Machado: Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus (1975), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001). É professora aposentada pela Universidade Federal do Amazonas desde 2003; foi docente da Universidade do Estado do Amazonas e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ESA/UEA) e do Comitê Científico do Programa de Fomento à Iniciação Científica PROFIC/PAIC/FAPEAM ESA/UEA. Durante o período em que esteve como docente na UEA, contribuiu grandemente para a melhoria dos programas de iniciação científica, para a reformulação do projeto pedagógico do curso de enfermagem e para a estruturação dos trabalhos de conclusão do curso de enfermagem.
***MSc. Iracema da Silva Nogueira: Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, Habilitação em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Manaus (1976), Licenciatura Plena para Graduação de Professores pela Universidade Federal do Amazonas (1982), Especialização em Metodologia do Ensino e da Assistência de Enfermagem (1986) e Educação na área da Saúde (1990) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências da Enfermagem, na área de Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem Ana Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora adjunta IV da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente atua como docente efetiva na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, ministrando as seguintes disciplinas: Ética, Bioética e Legislação de Enfermagem; Introdução e História da Enfermagem; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além dessas atividades, é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, orientadora do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT/ESA/UEA), do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da Saúde (IC-SAÚDE) e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Enfermagem.
- Resumos que não cumprirem com as exigências descritas não serão aceitos.
- Oportunamente, os relatores serão comunicados da data, horário e local de apresentação dos trabalhos selecionados.
- Os resumos aceitos serão publicados nos Anais da XXI Semana de Enfermagem e a XV Mostra Científica de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas.
- Reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos.
- Os dados, conceitos e opiniões emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências são de responsabilidade exclusiva dos autores.
- A responsabilidade ideológica e conceitos emitidos nos resumos serão de responsabilidade exclusiva dos autores não refletindo a opinião do Comitê Científico.